Renault-Nissan produzirá SUV elétrico na China

 

A Aliança Renault-Nissan anuncia a criação de uma joint venture com a Dongfeng para o desenvolvimento, produção e venda de veículos elétricos na China. Pelo acordo, a Renault terá 25% da nova empresa denominada eGT, a Nissan outros 25% e a Dongfeng os 50% restantes. O primeiro modelo será um SUV elétrico baseado em uma plataforma da aliança, que será montado na fábrica da Dongfeng em Shiyan, cuja capacidade é de 120 mil unidades por ano, e com início da produção previsto para 2019.

É o segundo anúncio de parceria entre montadoras para produzir elétrico na China em menos de uma semana. Na última quarta-feira, 23, a Ford anunciou que se juntará à Anhui também em uma joint venture com foco em elétricos para o mercado chinês.

Além de ser o maior mercado automotivo do mundo, a China também é o país que mais consome carro elétrico: em 2016, foram emplacadas mais de 256,8 mil unidades, mais que o dobro do ano anterior, segundo dados da CAAM, associação que reúne as montadoras locais. Neste ano, até julho, as vendas apontam para crescimento de 33,6% das vendas de elétricos e alta de 37% em sua produção.

'Estamos confiantes em atender às expectativas dos clientes chineses e fortalecer nossa posição global de liderança de veículos elétricos', declarou em nota o presidente e diretor-executivo da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn.

'Este projeto é o resultado de um esforço conjunto para desenvolver veículos elétricos para o mercado chinês pelo 'Triângulo de Ouro', formado por Dongfeng, Renault e Nissan, com um modelo de negócios inovador. Esperamos atender à transformação do mercado na China, na qual os carros estão se tornando leves, elétricos, inteligentes, interconectados e compartilhados. Isso também é testemunho de uma cooperação estratégica aprofundada e reforçada entre as três partes', acrescentou o presidente da Dongfeng, Zhu Yanfeng.

 

Fonte: Automotive Business, 29.08.2017


Categoria: Notícia

Publicado em:

  • SÃO PAULO-SP, Administração
  •    Rua Padre Chico, 221 Cj. 608 - Bairro Perdizes
  • CEP 05008-010 - São Paulo-SP [ver mapa]
  • +55 11 3045-0816
  • ANÁPOLIS-GO, Fábrica
  •    Via Primária 07-D, S/N QD 12 Módulo 11 - DAIA
  • CEP 75132-140 - Anápolis-GO [ver mapa]
  •  
by Redbit